A nadadora potiguar Rildene Fonseca Firmino, da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF- Petrobras/ Caern/ Prefeitura do Natal/ Uniodonto/ Governo do Estado), conquistou medalha de bronze no Mundial de Natação Paraolímpica (2010 International Paralympic Committee Swimming World Championships), que aconteceu entre os dias 15 e 21 de agosto na cidade de Eindhovem, na Holanda.
A competição, considerada o evento de mais alto nível da natação depois das paraolimpíadas, contou com 659 atletas de 55 países competindo nas piscinas holandesas. Números que segundo o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), fez deste o maior Mundial de Natação de toda a história.
Bastante satisfeita com os resultados, Rildene afirma que o resultado foi o reflexo de anos de dedicação. “Estou muito feliz com minhas colocações. Baixei todos os meus tempos e consegui me destacar entre os melhores do mundo. É o reconhecimento de anos de muito treino”, afirma a Potiguar.
Além da 3ª colocação no nado medley, a atleta nadou ainda os 50m Peito, alcançando o 4º lugar de sua categoria, e os 50 m Costas. “Com o resultado fiquei muito otimista para as próximas competições. A meta é manter o nível e baixar ainda mais minhas marcas no Pan-Americano do México, em 2011, e nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012”, garante.
Com o resultado geral, a delegação brasileira ficou entre as cinco potências mundiais da natação paraolímpica. O País conquistou 26 medalhas, sendo 14 ouros, três pratas e nove bronzes. A marca superou o desempenho do último Mundial, de Durban, em 2006, quando conquistou também 26 medalhas, mas dois ouros a menos.
Por ser considerado o mundial mais técnico da história, o coordenador técnico da seleção brasileira de natação paraolímpica, Gustavo Abrantes, avalia que o desempenho brasileiro foi excelente. "Além de conquistarmos dois ouros a mais do que em Durban, esse mundial foi importante porque vários atletas superaram as próprias marcas, o que dá bom prognóstico para Londres 2012 e para o Rio 2016. Estamos entre as principais potências do mundo,” disse Gustavo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário