Última chance de melhorar seu tempo e marca, levantar mais peso e fazer bonito na busca pela sonhada vaga nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, em novembro, a segunda Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação, chegou ao fim na manhã deste domingo, 4, em São Paulo.
Além de mais de 500 atletas brasileiros, a competição contou com a participação de argentinos (nove), colombianos (dois), mexicanos (36), venezuelanos (20) e o canadense Jason Dunkerley, 3º no ranking mundial, na classe T11(perda de visão), que veio ao Brasil só para disputar as provas de longa distância com o recordista mundial Odair dos Santos.
A presença de atletas de outros países tem se tornado cada vez mais frequente no Circuito. Além de considerarem a competição de alto nível técnico - importante para a fase de treinamento para grandes competições -, eles eleogiam a organização e escolha dos locais onde acontecem as provas. "A vinda de atletas estrangeiros tende a elevar ainda mais o nível das disputas e tornar as provas mais competitivas. Percebemos que os atletas brasileiros estão cada vez mais concentrados em época de convocação. Isso influenciou no nível técnico desta competição. Tivemos bons resultados no atletismo; na natação, apesar do frio; e no halterofilismo", avaliou o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Edílson Tubiba.
Natação: 16 recordes brasileiros quebrados
"Esta etapa é a última chance que temos para avaliarmos os atletas antes da convocação para o Parapan. Temos mais de 90 atletas com índice para o Parapan e apenas 33 vagas. Teremos que avaliar também a classificação no ranking das Américas e analisar os perfis para melhor compor o grupo que irá para o México", afirmou o coordenador técnico nacional da modalidade, Murilo Barreto.
Levantamento de peso
O assunto na arena de halterofilismo era o mesmo:
classificação para os Jogos de Guadalajara. Com um nível técnico considerado
superior às outras etapas, o coordenador da modalidade, Antônio Augusto
Ferreira Júnior, avaliou que a competição é uma prévia do que será o Brasil na
competição continental do México.
Pista do Ibirapuera pega fogo
A torcida animou a pista de atletismo do Ibirapuera. Mais de
340 atletas encerraram sua participação na modalidade, com brilho e bons
resultados, visando a convocação para os Jogos Parapanamericanos de
Guadalajara, foram quebrados 29 recordes brasileiros e muitos atletas
melhoraram suas marcas pessoais.
"Essa competição foi muito positiva. É a etapa que garante a classificação dos atletas e define a formação da Seleção Brasileira para o Parapan. Contamos com a participação dos principais atletas do Brasil e do mundo. Esse evento foi um termômetro do que veremos no Parapan e o nível está muito bom", comemorou o vice-presidente do CPB, Mizael Conrado.
"Essa competição foi muito positiva. É a etapa que garante a classificação dos atletas e define a formação da Seleção Brasileira para o Parapan. Contamos com a participação dos principais atletas do Brasil e do mundo. Esse evento foi um termômetro do que veremos no Parapan e o nível está muito bom", comemorou o vice-presidente do CPB, Mizael Conrado.
Os nomes dos 225 atletas que serão convocados serão
divulgados dia 15 de setembro. A delegação de atletismo terá 40
representantes e o clima de expectativa já é grande.
Resultados:
Todas as marcas podem ser conferidas no site:
http://neocompeticao.com.br/circaixanacional2/default.asp
Fonte: Site do Comitê Paraolímpico brasileiro: www.cpb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário