quarta-feira, 25 de maio de 2011

Paratletas potiguares representam RN no Circuito Caixa em Brasília


Os paratletas potiguares da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF- Petrobras/ Caern/ Prefeitura do Natal/ Uniodonto/ Governo do Estado), João Euzébio Batista, Ailton Clemente da Silva, Maria Luzineide Santos e Terezinha Mulato, participam a partir desta sexta-feira, 27, até o domingo, 29, da terceira etapa do Circuito Loterias CAIXA de Atletismo, Halterofilismo e Natação, que acontece em Brasília.

O evento contará com mais de 600 atletas de oito estados (todos da região Centro-Oeste mais Minas Gerais, Espírito Santo, Acre e Rondônia) na luta por vagas na etapa nacional.

Classificados para o evento por serem líderes de suas respectivas categorias, os potiguares estão confiantes. Na última etapa do Circuito (Etapa Rio/Sul), que aconteceu no mês de abril, em Curitiba, conquistaram a expressiva marca de quatro medalhas de ouro. Terezinha Mulato quebrou o recorde brasileiro na categoria até 60kg, levantando a impressionante marca de 91kg, um a mais que o recorde anterior, dela mesma. Já Ailton Clemente, em sua estréia na categoria até 52kg, também conseguiu o ouro quebrando recorde brasileiro, com a marca de 115kg, dois a mais que a marca anterior. Maria Luzineide foi a campeã na categoria até 44kg, levantando 80kg, e João Eusébio levou o ouro na categoria até 82,5kg, levantando 165kg.

Os quatro paratletas fazem parte da seleção brasileira permanente de halterofilismo, que é composta por apenas 12 atletas e faz parte do Programa de Planejamento de Alta Performance do Comitê Paraolímpico Brasileiro, que tem como objetivo uma participação de alto nível técnico nos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara de 2011, assim como a conquista de vagas para os Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012.

Como critérios para integrar a Seleção Brasileira Permanente, os atletas devem ser os líderes do Ranking Nacional 2010 em suas respectivas categorias, e ter algum resultado entre as dez melhores marcas no Ranking Mundial do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário